4 maneiras que podem melhorar a retenção de clientes

Marketing / Marketing Digital / Posts em Geral
4 maneiras que podem melhorar a retenção de clientes

Uma das razões pelas quais eu gosto de trabalhar com Marketing Online é a fascinação que os clientes têm ao descobrir todas as possibilidades desse segmento.

De fato, a diretriz de trabalho do profissional de um marketing digital é muito simples, basta focar nos 3 pilares que são: o cliente, empresa, e comunidade. O que significa isso? Em cada situação que enfrentamos, devemos nos perguntar: A decisão que eu estou tomando é boa para o meu cliente?

  • Como é que vai beneficiar a empresa?
  • Será que vai impactar a comunidade?
  • Será que é bom para mim? (Nunca se esqueça que você não faz caridade)

Este é somente um lembrete aparentemente simples de que nós devemos tomar decisões com base no que é melhor para todas as partes envolvidas. Tenho a sorte de ter clientes que estão comigo por um longo tempo. Por quê? Eu e meus parceiros sempre nos esforçamos para ir além da expectativa do cliente. Abaixo estão 4 dicas úteis para ajudar você a fazer o mesmo:

Dica # 1 – Seja a solução a mais

Quando se trabalha com marketing na Internet, é essencial que você esteja apto a se adaptar a novas tecnologias e oportunidades. É um universo em constante evolução, a solução ideal para o seu cliente pode nascer no meio da execução de um projeto.  A fim de ser pró-ativo, você deve sempre estar atento para as oportunidades que lhe permitirão fornecer aos seus clientes o mais alto nível de serviços e soluções disponíveis.

Você pode ir além do que seu cliente espera. Imagine que um deles está se esforçando para encontrar uma maneira de se comunicar melhor com a sua equipe interna. Embora isso possa cair fora de sua área de atuação direta com eles, talvez você possa sugerir uma solução para o problema apontado, indicar a utilização de um programa como o Yammer ou Salesforce Chatter para melhorar a maneira que eles compartilham informações.Você pode fornecer um determinado serviço para um cliente, mas acredito que eles se beneficiariam de utilizar algumas de suas soluções adicionais. Aproveite está oportunidade e encontre o momento certo de mencioná-las para o seu cliente de uma forma que é apropriada com base no seu feedback.

Dica # 2 – Sempre faça perguntas

Alguns clientes oferecem informações livremente, enquanto outros precisam ser solicitados a compartilhar. Tenha o hábito de enviar pesquisas aos clientes para que possa obter e analisar o feedback dos mesmos. Mas realmente de atenção as críticas e aprenda com elas. Comunicação positiva destina-se a chegar à raiz dos problemas. Crie o hábito de falar menos e ouvir mais.

Dica # 3 – Seja honesto com você mesmo, sua equipe e seus clientes

Ninguém gosta de ser o portador de más notícias. Especialmente se havia certas expectativas definidas com um cliente e que, por algum motivo ou outro não foram atendidas. No entanto, se você está disposto passar notícias menos positivas, embora ainda tendo uma abordagem pró-ativa para corrigir o problema, eles vão saber que você tem seus melhores interesses em mente, e que eles podem confiar em você .

Dica # 4 – Esteja sempre Inovando

Seus clientes estão sempre à procura de alguém para ajudá-los a inovar . Organizações contratam “marqueteiros” para ajudar a melhorar a qualidade e visibilidade de sua empresa. A fim de fazer isso de uma forma eficiente, é imperativo que você esteja sempre à procura de novas e melhores formas de fornecer um produto de qualidade. A inovação vem de muitas formas e pode ser algo tão simples como adicionar novos serviços ao seu mix de marketing, ou encontrar uma nova forma de resolver ou explicar um problema complexo.

O que você descobriu que seus clientes mais apreciam no seu trabalho? Como você tem tratado uma situação difícil, e quais foram os resultados?

Fabio Cavalcante


Olá, meu nome é Fabio Cavalcante Moutinho (http://www.linkedin.com/in/fabiomoutinho), carioca residente em Campinas – SP. Sou graduado em Propaganda & Marketing e pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Sempre preocupado em me manter reciclado e aberto a novos conceitos, participo de diversos cursos e palestras que contribuem com o meu aperfeiçoamento profissional, como os cursos que fiz em Gestão de Marketing Digital, Gestão de Marcas, Direção de Arte, entre outros. Sou apaixonado por tudo que envolve o âmbito do marketing, e foi isso que me fez criar o meu blog (http://fabiocavalcante.com.br/blog_marketing/), onde levanto questões relevantes sobre esse tema que tanto admiro.

Leave a Reply